0

Alongamento – Veja 7 dicas fundamentais.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Você se alonga todos os dias? Um simples alongamento pode mudar o seu dia. É muito bom para dar uma acordada no corpo. O alongamento aquece a musculatura evitando lesões, problemas ortopédicos e dores musculares. O alongamento é um dos aspectos mais essenciais para prática de exercício, ele é muito bom para aumentar a flexibilidade, no entanto ele é muito esquecido.

O alongamento não deve ser só praticado antes das atividades físicas, mas sim a todo momento deve ser um hábito, o alongamento é indicado para várias situações: posturas inadequadas, estresse, sobrecarga de trabalho e vida sedentária. Mas dependendo do tipo de alongamento que você fazer, você pode machucar os seus músculos e ter possíveis problemas na prática das atividades físicas, tudo deve ser feito com segurança.

alongamento4

Vamos as 7 dicas práticas para o alongamento.

1 – Existe uma diferença entre a flexibilidade e alongamento

Flexibilidade refere-se ao intervalo de movimento para um determinado conjunto. O grau de flexibilidade que uma pessoa é influenciada pelos músculos e os tecidos conjuntivos, tais como ligamentos e tendões. O alongamento é uma forma de exercício que pode levar a um aumento da flexibilidade.


2 – Alonga-se com segurança

Não é recomendado que você se alongue com muita força se esticando até doer, no alongamento você deve se sentir bem. O recomendado é que você se estique a ponto de sentir um leve desconforto, no máximo, e depois relaxar. Se você sentir qualquer dor, pare. Antes de começar o alongamento tente 10 minutos de exercícios leves, como caminhar, esteira e bicicleta. Esticar os músculos frios pode resultar em lesões.

3 – Fazê-lo regularmente

Alongue pelo menos três vezes por semana para manter a flexibilidade. A sessão deve durar 10 a 20 minutos, com cada alongamento estático mantido por pelo menos 10 segundos (de trabalho de até 20 a 30 segundos) e, geralmente, repetida quatro vezes. Cuidado com a coluna, apenas a postura não pode ser desconfortável. Além disso, o acompanhamento de um profissional para ensinar e auxiliar a execução dos exercícios é primordial.

4 – Comece pelos músculos primários

Existe uma ordem que deve ser respeitada para atingir melhores resultados. Sempre comece pelos músculos primários (eles não têm esse nome à toa!), pois eles são os que participam mais intensamente da execução dos movimentos. Eles compreendem toda a musculatura superior das costas, peitoral, posterior das coxas e glúteos. Em seguida, movimente os músculos secundários, aqueles que auxiliam na movimentação, como bíceps e os músculos que envolvem os dedos e as mãos.

5 – Variar sua rotina

Não se esqueça de trabalhar em músculos opostos e incorporar como muitos grupos musculares quanto possível na sua rotina para um treino holístico. Além disso, mudar sua rotina, muitas vezes, assim você não fica entediado. Muitas vezes o tédio pode causar falta de cuidado e uma perda de foco, que por sua vez pode causar lesões.

6 – Desfrute de alguns benefícios surpreendente

Alongamento pode beneficiar a sua mente, bem como o seu corpo. Quando feito de forma lenta e concentrada, uma rotina de alongamento prolongado é um excelente método de relaxamento e estresse redutor (assim como yoga). O alongamento pode ajudar a reduzir a ansiedade e tensão muscular, bem como a pressão arterial e frequência respiratória. Nota: Não segure a respiração durante um alongamento.

7 – Não salte

É um dos erros mais comuns que iniciantes cometem no alongamento, muitos dizem que saltar faz bem, mas não. Ao longo do alongamento se você ficar saltando pode torná-lo mais difícil de controlar a força e amplitude de movimento, vai fazer mais mal do que bem, porque os músculos pode encurtar reflexivamente, e, em geral, alongamento deve ser gradual e descontraído.

alongamentos2

Lembrando…

Também é recomendado o acompanhamento de um profissional da área. O alongamento é vital ao participar de um estilo de vida ativo. No entanto, seu corpo precisa de combustível para ajudá-lo através destas rotinas diárias. Portanto, não se esqueça de comer os alimentos certos e manter-se hidratado. Não só você, reabastecer seu corpo com fluidos e nutrientes perdidos, você pode manter seus músculos fortes e prontos para a próxima rotina.

Em fim, o alongamento é muito bom para o nosso corpo, mas sempre tem que ser seguido com as recomendações para evitar qualquer tipo de lesão muscular. Você vai querer se sentir melhor e ter um dia mais disposto? Comece agora o seu alongamento. Compartilhe essas dicas de alongamento com os amigos.

:0)

Simplicidade é o segredo da vida feliz.
Curta e compartilhe. Viva uma Vida Simples.

www.vidasimples.blog.br
facebook.com/vidasimplesblog

Vida Simples Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *