143

A morte explicada por uma criança com câncer terminal

“Quando eu morrer, acho que minha mãe vai ficar com saudade. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!”

Como médico oncologista, já calejado com longos 29 anos de atuação profissional, posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vivenciados pelos meus pacientes. Não conhecemos nossa verdadeira dimensão até que, pegos pela adversidade, descobrimos que somos capazes de ir muito mais além.

Recordo-me com emoção do Hospital do Câncer de Pernambuco, onde dei meus primeiros passos como profissional… Comecei a frequentar a enfermaria infantil e apaixonei-me pela oncopediatria.

Vivenciei os dramas dos meus pacientes, crianças vítimas inocentes do câncer. Com o nascimento da minha primeira filha, comecei a me acovardar ao ver o sofrimento das crianças.

Até o dia em que um anjo passou por mim! Meu anjo veio na forma de uma criança já com 11 anos, calejada por dois longos anos de tratamentos diversos, manipulações, injeções e todos os desconfortos trazidos pelos programas químicos e radioterapias. Mas nunca vi o pequeno anjo fraquejar. Vi-a chorar muitas vezes; também vi medo em seus olhinhos; porém, isso é humano!

Um dia, cheguei ao hospital cedinho e encontrei meu anjo sozinho no quarto. Perguntei pela mãe. A resposta que recebi, ainda hoje, não consigo contar sem vivenciar profunda emoção.

— Tio, disse-me ela — às vezes minha mãe sai do quarto para chorar escondido nos corredores… Quando eu morrer, acho que ela vai ficar com muita saudade. Mas, eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida!

Indaguei: — E o que morte representa para você, minha querida?

– Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes, vamos dormir na cama do nosso pai e, no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não é? (Lembrei das minhas filhas, na época crianças de 6 e 2 anos, com elas, eu procedia exatamente assim.) É isso mesmo.

– Um dia eu vou dormir e o meu Pai vem me buscar. Vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira!

Fiquei “entupigaitado”, não sabia o que dizer. Chocado com a maturidade com que o sofrimento acelerou, a visão e a espiritualidade daquela criança.

– E minha mãe vai ficar com saudades – emendou ela.

Emocionado, contendo uma lágrima e um soluço, perguntei:

– E o que saudade significa para você, minha querida?

– Saudade é o amor que fica!

Hoje, aos 53 anos de idade, desafio qualquer um a dar uma definição melhor, mais direta e simples para a palavra saudade: é o amor que fica!

Meu anjinho já se foi, há longos anos. Mas, deixou-me uma grande lição que ajudou a melhorar a minha vida, a tentar ser mais humano e carinhoso com meus doentes, a repensar meus valores. Quando a noite chega, se o céu está limpo e vejo uma estrela, chamo pelo “meu anjo”, que brilha e resplandece no céu.

Imagino ser ela uma fulgurante estrela em sua nova e eterna casa.

Obrigado anjinho, pela vida bonita que teve, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste. Que bom que existe saudade! O amor que ficou é eterno.

(Dr. Rogério Brandão, oncologista)

ja viveu hoje?

Simplicidade é o segredo de uma vida feliz!
Simplicidade é o segredo da vida feliz.
Curta e compartilhe. Viva uma Vida Simples.

www.vidasimples.blog.br
facebook.com/vidasimplesblog

Vida Simples Blog

143 Comments

  1. Sem palavras, realmente é o mais lindo significado de saudade que até hoje

  2. Me emocionei .espero não me perder no caminho,e poder voltar , e ser recebida na casa do pai.

  3. Simplismente lindo.perdi um sobrinho com câncer e bem assim, a saudade é o amor que fica.

  4. O amor é a razão da nossa vida. Sem esse amor à vida fica sem graça. Este é a base de tudo. Se houvesse amor em todos o mundo teria muita felicidade é seria bem diferente.

  5. Me encantou a definição,a maturidade espiritual da garota,mas fiquei mais feliz de ver a sensibilidade do nosso amigo doutor.Muita luz a todos

  6. Eu descobri a pouco que estou com câncer de mama,minha maior preocupação são m dois filhos,embora adultos são muito apegados a mim. O pai deles sempre próximo mas totalmente indiferente as necessidade deles como filhos, de carinho de parceria. É incrível como uma criança de apenas 11 anos pode nos ensinar tantos valores. Essa consciência é algo pros grandes pros seres superiores. Q DEUS a tenha hj e sempre. A mãezinha dessa criatura divina só resta agradecer pela graça recebida!!!

  7. Não dá ,ler essa maturidade e não chorar. ..
    Me emocionei lendo o quanto esse anjo crê em um pai eterno!
    Sou mãe de um casal e cada um e único na minha vida.
    Assim como existe um pai único no céu ;onde nos todos dormimos e um hora vamos acordar nos braços dele.
    Lindo, muito lindo!

  8. Lindo e sabias palavras dessa garotinha nos ajuda a lembrar o quanto a vida tem que ser vivida com amor

  9. Perfeito! Deus Já me colocou um anjo assim na minha vida. Com um grande sentimento digo o seu nome: Karol

  10. Que lição de vida! Me tocou bastante, e essa definição de saudade,até agora pra mim foi a mais completa.

  11. Além de ser o amor que fica é reviver o que já se foi.

  12. Dr. hoje li o seu texto, e essa é realmente a melhor definição que podemos encontrar sobre o amor.
    Li seu texto em voz alta para meus pais, minha ficou muito emocionada e chorou muito.
    Foi muita sorte sua ter conhecido esse anjo.

  13. Após ler..corri para o quarto ao lado e abracei minhas filhas. Chorei e agradeci a Deus pelos anjos que estão comigo nesta breve passagem que se chama Vida. Paz de espírito é o que desejo aos meus semelhantes.

  14. Nossa ! Que ! Lição de vida ! E ensinamento , tem anjos ! Que , so ! Passam pela terra ! Para nos ensinar a serem , mais humanos com as pessoas …. e este ! Foi um deles , …….. amen ! Que ! D-us ! A ilumine ! Onde , vc ! Estiver ! Jovem ! Criança , jovem ! Anjo ! …….

  15. Pois é, sem palavras. Coração chorando e as lágrimas rolando. Feliz são aqueles que tem certeza de uma vida eterna após a morte ao lado de um Deus eterno… o Pai que tem um lar celestial.

  16. Muito lindo e emocionante sua história! Se todos os médicos olhassem com os mesmos olhos que você olhou. E tomasse como experiências para si, e aplicasse como ensino o mundo seria bem melhor!

  17. A pouco tempo perdi um filho aos 8 meses de gestação minha dor é tamanha a saudade dele é imensa tive a oportunidade de tê-lo em braços e beijá-lo mesmo sem vida e não esqueci seu rostinho…esse anjinho que ensinou essa grande lição foi uma grande guerreira e ela realmente votou para os braços de seu Pai.. que linda essa história de vida desse médico e dessa pequenina…chorei litros

  18. Como nós adultos somos covardes eu tive câncer e recordo me chorar dia e noite com medo da morte e uma garotinha tão pequena nos dá uma lição de vida.

    • Nao eh covardia nao, eh natural termos medo. Cada um age de uma forma diferente, nao fique preso a isso.

  19. Tb tenho uma linda estrela no céu ! Foi morar com o PAI em sua nova casa há exatos 5 meses e 18 dias … O nome dessa estrela é JOÃO GABRIEL ! AMOR ETERNO ! AMOR QUE FICA !

  20. E pensar que existem mães,que podem vivenciar momentos magicos,durante a vida com os seus filhos,e acabam substituindo por momentos banais,se ausentando e perdendo todo este potencial de vida,junto a seus filhos.

  21. Perdi um anjo há 10 anos … É hoje lendo este post , chorei tanto … Com uma sensação de alívio ! O nome do meu anjo: Luciana de Campos

  22. A morte
    é como dobrar a esquina e continuar caminhando, ´so que as pessoas naõ nos enchergam mais

  23. Chorei aqui em pensar o quanto somos egoístas, pequenos e fúteis… Temos medo de tudo… e um anjo foi capaz de descrever o amor e a saudade…

  24. A emoção é grande, lágrimas caindo ao ler esta mensagem de amor, perseverança e sabedoria, só um anjo escolhido por Deus para dar este testemunho de fidelidade , força espiritual e fé..isto só nos mostra como somos pequenos frente ao Universo Celestial…Amém.

  25. Lindo esse texto.
    Lindo e tocante vai fazer três meses que minha irmã faleceu.com certeza é um anjo e está com Deus.

  26. Esta veio para nos ajudar superar a saudades, da separação momentânea, dos nossos entes queridos 1

  27. Tb tenho um Anjo que nasceu prematuro, permaneceu comigo por 17 dias e me deixou dia 13/09/15. Dor ainda imensa, mas vai virar saudade. Meu anjo lindo se chama João Victor. AMOR Q FICA!!!!

  28. Uma lição de vida…….
    Muitos profissionais das áreas humanas deveriam ler isso!!!!

  29. Emocionante…lição para muitos, pensar que tem pessoas que perdem tanto com coisas superficas. A vida é curta.

  30. Linda história. Obrigado por compartilhar tomei a decisão certa na vida estar ao lodo dos meus filhos. 100%
    Muito emocionada obrigado. Por compartilhar

  31. Quanta sabedoria desta Criança, não pude conter as lágrimas em ler este depoimento do Dr.
    E lembra que a três anos perdi minha tia e a três semana perdi minha mãe.
    Ambas com CÂNCER e hoje o que me resta é somente o aprendizado que elas me deram o AMOR e o carinho de cada uma ficará guardado até a minha chegada na casa do PAI.
    Obrigado por poder ler um depoimento tão especial como este.

  32. Muito lindo o seu momento com essa garotinha, doutor! Apesar do tempo que passou, percebe-se por suas palavras, o quanto isso te tocou. Eu acredito, realmente, nos anjos. E encho que essa menininha veio ao mundo como o seu anjo. Vc mesmo diz que ela mudou seu jeito de ver e tratar seus pacientes. Isso fez de vc uma pessoa melhor. Que bom que vc pôde conhecer e reconhecer o anjo que Deus te mandou. Isso é um privilégio. Um abraço.

  33. Linda história! Há 18 dias, Choro à saudade de um anjo… Minha mãe voltou p casa… Acometida tbm por essa doença! o meu conforto é saber q ela está c o Pai num lugar melhor!

  34. Quando meu filho victor teve cáncer pensei até em suicídio um dia voltando do hospital depois de longos dias de internação ao atravessar a o sinal pensei se eu perder meu filho me jogo em baixo de um carro desses agora penso quanta covardia da minha parte uma criança de apenas 11 anos com Tanta sabedoria. Meu deus peço perdão‼ lo

  35. o espiritismo explica tudo isso e maravilhoso o outro lado da vida, o livro dos espiritos explica tudo isso leiam voceis nao vao perder nada

  36. LINDO.MARAVILHOSA LIÇAO DE UM ANJO.BEM AVENTURAdo dr.ROGERIO BRANDÃO.EMOCIONANTE,

  37. Essa criança era um anjo.simplismente já tinha certeza de seu destino em um outro mundo(eterno).Nunca vi o meu ,mas tenho certeza que sempre esteve e sempre estará comigo ,Graças a DEUS.

  38. Lindo texto meu Deus….que maturidade…..Amor completo….Dr. Brandão vc é abençoado por Deus…..muito obrigada põe existir… Fabiana Tangara da Serra mt

  39. Nossa lágrimas rolam no rosto lendo esta história.
    Minha mãe faleceu de câncer, e as vezes me pego pensando e relembrando o quando ela era forte, não reclamava, tava sempre com um sorriso no rosto.
    E em seus últimos dias ela só queria nos abraçar parecia que sabia que seu tempo estava acabando .

  40. Me emocionei, com essa linda e pequenina anjinha. nos ensina o verdadeiro sentido da vida. Também Tive câncer e a superei. Mais sei que a vida me deu uns DIAS, ANOS, NÃO SEI QUANDO IREI. MAS, o Mundo da vida me deu essa oportunidade de vive-la, ama-la mas, de uma forma diferente. O mundo da vida nos ensina a voltarmos para coisas simples, valorizarmos mais as pessoas.Pois, a nossa vida é fugaz, efêmero e muitas vezes vivemos como se não fossemos morrer. Vivemos de forma egoística e nos subterfugíamos nas coisas materiais e deixamos de amar as pessoas. Mais essa linda garotinha é o paradigma de ensinamento.Obrigado lindíssima anjinha, olhai por nós para que sejamos mais humano demasiado Humano.

  41. SAUDADES E O AMOR QUE FICA MESMO….TAM. TENHO UM ANJINHO DE 18 ANOS …..AMOR ETERNO..

  42. Saúde não é vida….doença não é morte…as vezes ficamos apegados a esse mundo de forma que achamos que estamos enraizados nela como se fossemos uma arvore ou uma planta….estamos apenas cumprindo nossa etapa ou nosso contrato de estagio humano, onde ao termino desse, ai sim, estaremos em nossa verdadeira vida …somos energia de luz e átomos de DEUS e como excência divina retornaremos a ele….somente a ele…vida de vida..luz de luz…

  43. Ela estava certa. Ela não foi feita para essa vida ou para esse mundo. Na verdade, nenhum de nós fomos feitos para isso. Deus não criou a humanidade para o sofrimento, este não é e nunca foi o plano dele para nós.
    Mas o sofrimento e a dor da morte não durarão para sempre. Cristo tão logo virá, nos resgatará e restaurará este mundo para a originalidade da sua criação. Lá não haverá mais dor, nem pranto, nem sofrimento e a morte nunca mais prevalecerá.

  44. Que bom podermos expandir nossa consciência e perceber que somos seres transcendentais. Sei que é difícil aceitarmos nossa finitude,porém quanto mais vivermos todo o bem, a bondade e a beleza que habitam nosso interior, melhor será a passagem para o Eterno.
    Texto lindíssimo! Muito obrigada!

    • Realmente uma história emocionante um exemplo para muita gente…

  45. emocionante — chorei, lindo de ver a luz desta criança, pois passei por estes momentos com minha esposa, que também foi um anjo na minha vida.

  46. tenho cancer estou muito proximo da minha morte e não medo de morrer tenho vergonha pois a vida e de oportunidade de viver o amor e vejo passa uns anjo ai a vergonha aumenta

  47. EU TB TIVE UM anjo em minha vida,nasceu c 7 meses e meio de gestação, viveu 12,h e se foi,foi c se tivessem tirado um pedaço meu,hj sei q tenho um anjo, Giovanna!!

  48. FIQUEI MUITO EMOCIONADA ,OBRIGADA POR OUVI E TER ESSE OLHAR FRATERNO CARINHOSO ! A ESSE ANJO.

  49. Eu também estou passando por esse problema…. Tenho câncer nos ossos, fígado e cabeça… O mais difícil da doença, é saber o sofrimento que você causa a todos que Ama e que te acompanha nessa luta, nem sempre de igual para igual. Mas peço à Deus que conforte o coração de todos que estiveram juntos nesta batalha…

  50. Muito linda e emocionante essa história que Deus abençoe todos os anjinhos

  51. Obrigado senhor por ter me dado a chance de viver esta experiência, também tenho um anjo, obrigado por ter colocado esta experiência em meus dias, pra justamente aprender e aprender muito, obrigado meu Deus sabedor de todas as coisas, meu pai, minha vida, graças a Deus

  52. Isto define o quanto ingratos somos com a vida que Deus nos proporciona,abencoado seja este medico que de uma crianca pode ter mudado amaneira de ser com milhares de outras

  53. Verdade, pois, meu anjo nos deixou justamente 8 meses hoje, e a saudade so aumenta. Isso significa que o amor nunca acaba.

  54. Linda e emocionante história, a vida é exatamente assim, anjos fazem parte dela e Deus está a cada dia mais presente.

  55. Sem palavras! Me calo e consinto! Acabo de perder um anjo! 8 dia hoje! Acometido por essa doença, mas para mim ele deixou muitas lições! Ainda bem que tive tempo suficiente para a despedida momentânea! Pois um dia nos reencontraremos! Lição para vida! Parabéns para nossos anjinhos!

  56. Que lindo, e como reviver o que passei com meu filho meu anjo,tinha apenas 10 aninhos quando Deus o chamou, da mesma doença,acreto que ele fechou os olhos na terra e abiu no céu ao lado de Deus.Alcides te amo obrigado por te sido meu por 10 anos te amo meu anjo…

  57. passei por isso a 9 anos a completar dia 19/10/15 com minha mãe.
    O maior medo dela era morrer sozinha e deixa-me. após mais de 12 hrs de luta dela tentando viver com flalencia múltipla dos órgãos, decidir deixar de ser egoísta. Fui até ela, peguei-lhe a mãe e falei entre choro, mãe estou aqui, pode partir, a saudade será eterna, mas não quero mais vê-la sofrer, vai descansar. Te amarei eternamente.
    e mais uns 3 ou 4 suspiros, um aperto na minha mão, ela se foi.
    Meu amor continua, a saudade aina é grande – e qto mais passa o tempo, maior é a saudade, pois vejo as minhas conquista q ela não pode compartilhar comigo. Vejo meus erros q ela não estava do meu lado p me dar um colinho.
    de fato a melhor definição do amor é saudade. pois ela é a maior prova de amor, vc se mantes forte, em frente mesmo distante do alguém que amamos que poderemos ver daqui alguns minutos, hora ou dias. Ou somente após nossa morte.

  58. Nossa! Que estória mais linda, que lição de vida…chorei !
    Faço último semestre da graduação de enfermagem em Onco Pediatria, e vejo de perto o que acabei de ler neste depoimento, mas apesar de toda tristeza e sofrimento tenho aprendido todos os dias a ser melhor como ser humano…que o Senhor Jesus abençoe grandemente a vida destas crianças, e dos seus pais, e coloque ainda mais amor no coração daqueles que lidam com elas.

  59. Descobrir que tenho câncer nos pulmões no começo desse ano nao tinha tanto medo de morrer mas recentimente apareceu um tumor na minha cabeça a cirurgia será no final desse mês será uma cirurgia muito delicada estou com muito medo mas entrego nas mãos de Deus ele sabera meu melhor

    • Isadora, que Deus te abençoe, Ele sempre faz o melhor para seus filhos, mesmo que a gente não entenda. Desejo de coração que vc seja curada.

    • Tenha fé e não perca a esperança. Tenha a certeza que esse dia será especial, pois Deus estará te cuidando. Ele sabe o que virá, e seguramente já tem tudo preparado. Apenas confie e agradeça por mais essa fase e aprendizado.
      Saúde e fique paz.

    • Oi Isadora, acabei de ler seu relato, mas eu ja estava lendo varios comentario e observando o quanto tem muitos ainda que nao conhece a verdade de Deus.
      Apezar de ver todos sencibilizado em uma demonstration de amor por uma criança, pensava então postar alguns comentários bíblico na intenção de anunciar as verdades deste Amor.
      A Bíblia é a única fonte de inspiração Divina, e é nela que aprendemos de Deus.
      Gostaria de deixar para vc a leitura de texto da Bíblia. ( vc pode conferir aí na sua Bíblia)
      Marcos 16:9 a 16
      Aparição de Jesus depois da sua ressurreição
      9 E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.
      10 E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.
      11 E, ouvindo eles que vivia, e que tinha sido visto por ela, não o creram.
      12 E depois manifestou-se de outra forma a dois deles, que iam de caminho para o campo.
      13 E, indo estes, anunciaram-no aos outros, mas nem ainda estes creram.
      14 Finalmente apareceu aos onze, estando eles assentados juntamente, e lançou-lhes em rosto a sua incredulidade e dureza de coração, por não haverem crido nos que o tinham visto já ressuscitado.
      15 E disse-lhes: Ide por todo omundo, pregai o evangelho a toda criatura.
      16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
      Entao, Isadora, crer em Deus, é aceitar seu filho Jesus Cristo como o nosso salvador, só diante desta nossa confissão de fé, que podemos encontrar com ele no dia de nossa partida desta terra.
      Que o Espírito Santo de Deus, te dar entendimento para entender este amor sublime, e que ele te dar força nesta tua batalha contra este mal.
      Um abraço
      Ivone

      • Ivone fico agradecida pela minha amiga Isadora ela realizou a cirurgia dia 25 de outubro ela esta no hospital muito debilitada, dependente de varios aparelhos mas ela esta sendo forte sei q ela vai sair dessa. Vamos pedir a Deus pela vida dela.

    • Isadora confie em Deus q ele é um deus d providência ele te dará a vitóriae essa iinfermidade vai sumi em nome d Jesus. Foi que com deus….

  60. Perdi minha mãe para o cancer todos os dias eu entrava em meu quarto e pedia para Deus cura lá e um dia Deus me respondeu . Ao invés de pedir cura agradeça por mais um dia ao lado dela . E mais ele me disse que só viria buscala quando eu pedisse então eu disse então o Senhor não vai vir busca lá eu não vou pedir o tempo foi passando ee minha mãe piorando e no dia que ela faleceu me ajuelhei ao lado da cama dela e pedi para ele vir buscava Aprendi que quem ama não quer ver a outra sofrer amor eterno amor é o que ficou…

  61. Lendo esta historia me vi no lugar desta mae pois passei por isso com minha irma foi muito dificil pra mim pois nao aceitava ter perdido esta luta onde junto com ela lutei pravamente mais acabamos sendo vencidas e a doença a levou fiquei sem chao por um tempo nao acreditava nao aceitava depois de tanta luta ter perdido mais eu nunca tinha desistido pra ter perdido hoje tento levar minha vida tenho minha familia e eles me ajudam a superar esta dor

  62. A algumas semanas perdi o amor da minha vida a minha mãe, no início ela tinha medo e chorava ,quando chegou a hora ela estava feliz confortada por Deus. Em seus olhos não havia medo e apenas amor pois sabia que Deus estava levando à para um lugar de descanso e amor.

  63. Uma criança que retorna prematuramente para a patria celeste só poderia ser um anjo mesmo, que veio apenas cumprir alguma missão. Espirito altamente evoluido que me ensinou que aquele que retorna deixa a saudade do amor que compartilhou. Lindo texto. Sabias palavras.Parabéns!

  64. Um dia a ciência irá encontrar a cura para esse mal. Viver é ótimo! O que acontece depois da morte é improvável!

  65. Emocionei ao ver esse lindo texto, pela espiritualidade e leveza de ser desse anjinho e mto tbém em constatar a sensibilidade do Dr Rogério Brandão, um médico com “alma”.

  66. Tem dez meses que perdi meu irmão Igor da Costa Cabral( o sorriso de Farmácia El Ranchito)para o câncer (Leucemia Aguda), ele era um anjo em nossas vidas, essa definição de saudade é o que sentimos todos os dias é o amor que fica,o amor só aumenta cada dia mais e mais.Irmão te amo muito,d+ mais……………………….

  67. Que sabedoria esta criança e que aprendizado à vc Dr.!!!! E para sempre! Eles transformam mesmo nossas vidas! Meu anjo há 4 anos foi para o pai! Creio muito nisso!! Sou admirada pelas pessoas por ser muito forte! Com certeza crescemos muito com tudo isso!!

  68. Passar por esse momento realmente nao é facil… ainda mais se tratando de seu pequeno….. e eu fui testada por duas vezes… posso dizer que se eu nao tivesse o meu Senhor… meu Pai…. meu tudo…. esse DEUS…. que não me abandou em nenhum minuto ele me amparou antes durante e até hoje…. na primeira vez com o meu pequeno Rodrigo Vertuan… e cinco meses depois meu pequeno Ricardo Vertuan e realmente a saudade é o amor eterno que fica. SÃO MINHAS DUAS ESTRELAS QUE BRILHAM NO CÉU.

  69. Chorei ao ler esse breve relato.
    Linda a mensagem que fica para todos que amam!

  70. Fiquei muito emocionada ao.ler esse texto. N.sei se consigo escrever sobre isso. Vou tentar : Meu filho tinha 15 anos quando foi morar com Deus. Sinto muito a sua falta. Ele.tinha linfoma. Ficamos dois meses internados no hospital. Foi tudo muito rápido. Ele.sofreu muito. Mas nunca reclamou. Nunca. Sempre foi um menino muito especial. Faz quase 10 anos. Eu sinto muito a sua falta. Hoje tenho uma definição para a saudade. Saudade e o amor que fica Aos poucos vou entendendo…..uma das estrelas.do.ceu e o João Pedro

  71. Perdí minha sogra, perdí amigos com cáncer,sentimos muito quando isso acontece mas nada é mais comovente quando isso vem de uma criança, emocionante.

  72. Tm algum tempo q estou convivendo c pessoas e histórias d pessoas q estão lutando p vencer essa doença. Tdo começou através d nossa pequena grande guerreira Lorena Bárbara. Desde então n tm uma única vez q n me emociona c elas. No período da doença d minha princesa lolo (assim q eu a chamava), perdemos vários guerreiros e guerreiras. Até q DEUS em sua infinita bondade tirou toda dor de lolo, porém deixando sua Mae e famíliares c uma imensa dor e saudade. Essa doença é muito ingrata, silenciosa e maldita. Desde q começamos a luta p ajudar Lorena estou na batalha por esses guerreiros e vou continuar até o dia em q eu tiver vida. O que eu puder eu faço por eles.

  73. Eu amei o texto…e hoje sinto uma imensa dor e peço à Deus q UE ñ demore, p transformar está dor em saudazes. ..perdi meu irmão a exatamente 1 mês e 8 dias …ele tinha 42 anos…tb era um anjo…meu herói…meu ídolo…de um caráter exemplar…Nós ñ tivemos tempo p lutarmos contra a doença…descobrimos uma metástase. ..sem mesmo saber da existência do tal tumir primário…Foram apenas 23 dias entre a descoberta e a corrida contra o tempo para saber do tumor primário…Foram dias de mas dores…e luta…luta na qual perdemos no final…na vdd nem tivermos tempo para pensar q isso aconteceria…sou egoísta gostaria mto de tê-lo aqui…com dores…mas aqui…É egoísmo sim da minha parte…Talvez c o passar do tempo eu me conforme…mas hoje eu tenho uma imensa dorrrrrrrrrrr…q nem sei quando se transformará em sdds…perdoe se choquei vcs…mas sinceramente…eu ainda ñ aprendi a viver sem uma das principais colunas da minha vida!!!

    • Grande Patrícia. Vc de maneira alguma foi EGOÍSTA. Vc e seus familiares sabem o quão doloroso foi passar por essa luta. Mas Deus continue. sua magnífica misericórdia e amor infinito dará o refrigerio q vcs precisam. Deus nos dá a vida é nos tira, é difícil entender mesmo, pois somos humanos, mas creia em Deus. amém!

    • Patrícia, não se culpe pelo que vc sente, é normal e cada um tem seu tempo.
      Tempo, este sim transforma.
      Vc gostaria dele junto pq o processo foi muito rápido, um susto que o levou sem ter tempo nem de ter esperanças, vc não teve tempo para se preparar.
      Eu perdi meu sobrinho de 17 anos com câncer, 2 anos de tratamento tb para nada, depois meu pai mais 2 anos, este tempo todo de altos e baixos o sofrimento foi tão grande que me tornei cardíaca e chega uma hora que não aguentamos mais e até pedimos no íntimo para que Deus leve, pq conviver muito tempo vendo o sofrimento alheio é pior, tb é egoísmo, pecado? Não sei, só sei que conversando com outras pessoas que passaram pela mesma situação, o processo dos sentimentos é igual.
      conheci pessoas que lutaram com filhos por 8, 10 anos, e tb se foram, de uma coisa vc pode ter certeza, é muito pior, com o tempo vc verá que foi melhor assim, é a falta dele que te faz pensar assim, mas passa.
      Hj depois de passado 7 anos penso…pq sofri tanto?
      Não adianta, não depende de nós.
      Escreva uma carta para ele e se abra, coloque tudo o que vc pensa e sente, vc se sentirá melhor.

  74. A gente reclamando da vida vinte e quatro horas! Deus abençoe esses anjos tô lendo os comentários e não paro de chorar doença maldita.

  75. Sempre choro quando leio este texto, meu anjo veio e já partiu com a mesma doença, tinha 19 anos meu filho quando deixou este plano, mas nunca teve medo de morrer, me dizia sempre, ” Mãinha quem tem Fé não tem medo”. Foi e será sempre a maior de todas as dores, não existe nada maior, mas forte que perder um filho. Mas ao lembrar do seu sofrimento, me recordo que por várias vezes plantei os joelhos no piso a beira da sua cama, entre lágrimas e soluços, rezando pedi a Deus para tomá-lo em seus braços e me deixasse com a dor da perca, preferia, a ver ele vivo naquele sofrimento, hoje sei o que este texto me diz, saudade é de fato o amor que fica, pois o meu amor se eternizou de tal forma, que creio vai ultrapassar as portas da eternidade.
    Dilma Caboclo/poetisa e cordelista.

  76. Linda história só me recordei da minha prima Rosania quê tanto amava e que morreu vítima de um câncer aos 43 anos mas que está sempre viva em nossos corações.

  77. Que momento lindo para refletirmos, recebemos a todo instante provas do mundo invisível, mas só que estamos sempre apresados e não conseguimos vivenciar as informações passadas, de : Como chegar ao Pai, a Felicidade, Abnegação, a Fé, a Caridade, a Resignação, Fraternidade, muitas moradas, o Amor. As vezes Deus nos manda anjinhos igual a está menina, para nós acordar, para nós balançar, para nós levar de volta a estrada do bem, e felizardo é aquele que percebe o toque de Deus nos auxiliando. Este relato é JESUS, GRITANDO para nós ACORDA!!!!!!!!!!

  78. História emocionante. Isso nos mostra uma grande superação.
    Vivemos reclamando da vida 24 horas, e uma inocente criança com uma maturidade muito superior à nossa.
    Que isso nos sirva como uma lição de vida.

  79. História emocionante. Isso nos dá uma grande lição de vida. Vivemos reclamando 24 horas por dia… E uma linda criança inocente com uma maturidade muito superior à nossa.
    Sinceramente, é o significado perfeito para “Saudade”…

  80. Essas declarações e testemunho dessa linda criança, junto as declarações do Dr. Me fez refletir muito de como o amor é mais importante que tudo! E pensei comigo preciso muito aprender a amar, assim como essa criança disse. Saudade é o amor que fica. Ela sabe muito o que é o amor! Deus nos fala através de sua palavra. 1 Coríntios 13.13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor.

  81. Temos muito a aprender com as crianças, temos que presta mais atenção nas palavras. são anjos que vem pra nos melhorar e vão muito cedo.

  82. Muito obrigada por compartilhar esse momento sublime com o seu anjinho! Deus abençoe as pessoas de bem! Um dia nos encontraremos no nosso lar eterno!

  83. É impossível o nosso sentimento ficar indiferente, às palavras da menina “saudade é amor que fica”. Todos nós estamos neta vida de passagem, felicidade era que cada um procurar-se aumentar e deixar testemunho desse amor que tantas vezes está esquecido.

  84. Realmente é incrível como as crianças conseguem ter uma visão tão otimista sobre a morte, trabalhei em um hospital oncológico e pude presenciar essa força e fé que poucos adultos conseguem ter diante de uma sentença de morte, talvez por estarem mais sintonizados com o mundo espiritual, esses anjos nos dão uma lição de amor tão grande, fiquem com Deus!

  85. Bom estou aqui pq vi um comentario de uma amiga minha Isadora Santos chorei muito quando vi entao quero informar a todos que desejaram melhoras pra ela que ela fez a cirurgia dia 25 de outubro so que ela ainda esta no hospital cada dia que se passa mas debilitada

    • Mas debilitada ela fica cada dia que se passa mas noticias chega mas nunca noticias boas entao pesso oraçao por ela pra q ela saia dessa

  86. Vivi isso na minha família com uma priminha de apenas 6 anos. Foi o ano mais difícil de nossas vidas e ela partiu… Lembrando de como ela era só posso crer que não pertencemos a esse mundo de guerras. Estamos em uma passagem para aprendizado espiritual.

  87. Sinto muito, mas ninguém aí em cima (ou abaixo) é humilde para admitir que deveria supor que pode não haver vida nenhuma depois da morte. Isso tudo aí fica lindo se acreditarmos em uma vida pós morte junto de um deus. Mas se não houver nada disso.. que comentar essa possibilidade??

    • Entendo seu ponto de vista. E realmente muda tudo. Mas ainda assim, visto por um ângulo onde não existisse vida após a morte, acho que a atitude da criança facilita para ela e para sua família passarem por essa perda. Nada pode ser pior que não aceitar o inevitável. E se analisarmos as diferentes formas de vida que tantas pessoas vivem, eu pelo menos, realmente preferiria não viver a ter a vida de certas pessoas. Faz sentido existindo ou não vida após a morte. Não sei suas crenças, mas respeito seja qual for. Porém pra mim a situação é diferente, vou te explicar e acredito que vai me entender. Eu sei que tem vida após a morte. Nasci numa família católica, e sempre tive vivências espirituais, desde uns 3 anos ou menos. Eu via, ouvia, sabia de coisas que nunca tinha vivido nessa vida. Falava com as pessoas e me olhavam como se eu fosse meio “afetada”. Só quando comecei a falar coisas que aconteceram com determinada pessoa e ela nunca comentou com ninguém, quando comecei a ver que tal pessoa ia morrer e morria mesmo, esse tipo de coisa, foi que começaram a pelo menos não né rejeitarem. Depois com o tempo minha mediunidade veio mudando, crescendo , e tive cada vez mais experiências sem explicações, coisas espirituais mesmo. Fui então estudar o Kardecismo, … Não tenho religião, não frequento nada. Mas, quem passa as situações que passo, não tem como não acreditar na vida após a morte. E acho que se não tivesse sentido, vivido tudo na pele, duvidaria muito de ter vida após a morte. Como ia crer em algo que não vejo, não sinto, ” ninguém volta pra contar”, volta sim, muitos custam a ir. Costumo saber quem morreu durante o sono. Acordo e falo tal pessoa morreu. Me perguntam quem falou isso? Respondo, ela mesmo. Acabei de conversar com ela, está morta, e veio me avisar. Sempre falei certinho, nunca houve um engano. E são tantas experiências que tenho, que se for contar aqui, escrevo um livro. Mas respeito quem não acredita. Porque realmente é difícil acreditar em algo invisível, pra piorar tem tanta gente manipulando essas manifestações, fazendo besteiras, mentindopras ppessoas, que prefiro nem me misturar. Meu caso fica comigo e o plano espiritual. Sem nomes, sem adivinhações, sem pretensão de mudar ninguém. Apenas contei minha vida. Um abraço.

  88. Se levarmos ao pé da letra a ideia que nao existe nada além dessa vida, caimos em um paradóxo .. A vida e muito difícil e complexa, para que após a morte nada exista, a questao é como é nao existir ? Nós nunca vamos saber, pq sempre estaremos em um grau de conciencia .. quando dormimos, ou sonhamos ou acordamos diretamente para o dia seguinte, quando desmaiamos ,pulamos estantaneamente para recuperaçao da consciencia , quando sofremos uma intervençao cirurgica grave ou coma, pualamos para o despertar ou sonhos ou ate mesmo experiencias pós morte, nunca de fato deixamos de existir a nivel de consciencia , n ficamos no escuro flutuando, pq ate mesmo isso ja seria uma existencia… entao indagar q n exista vida após a morte seriam uito bacana pq ai cabou e pronto…. naaaao a vida continua em outro nível e todos iremos trilhar esse caminho, lindo o texto, lindo mesmo .. quando eu era bem novo li um livro q narrou a mesma experiencia dessa criança, e eu acho que e mais pura verdade..

  89. Emocionante e que cada um de nós tenha a dádiva de ter um anjo assim, p que possamos aprender a cada dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *