0

10 comidas e bebidas que melhoram a saúde!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on TumblrEmail this to someone

Estações mudando, do quente para o frio, quem não ficou doente ainda ou não conviveu com pessoas nessa situação que atire a primeira pedra. A questão é: como fortalecer a imunidade e manter a saúde em tempos de gripe? Nada melhor do que com comida, né? Conheça 10 alimentos que te ajudam (e o vinho está entre eles!).

01 – Brócolis

Rico em compostos como betacaroteno, vitaminas B e C e flavonoides que contem função antioxidante, o brócolis são bons aliados na luta contra inflamações e outras doenças. Além disso, também carrega um composto chamado sulforafano que possui propriedades anticâncer.
brocolis-980x650

02 – Nozes

Achou que ômega 3 estava presente só nos peixes? Nada disso! As nozes, além de possuí-lo também, ainda contém três ácidos graxos, conhecidos como ALA, que reduz inflamações no corpo. Em 2004, o Journal of Nutrition publicou um estudo realizado com pessoas que consumiam, em média, 2,3 nozes e linhaça (que também contém ALA) por dia e constatou-se que o nível de inflamação dessas pessoas havia reduzido significativamente, inclusive os níveis de proteína C, um grave indicador de doenças cardíacas.

nozes-980x653

03 – Uva

Não só no vinho as uvas fazem bem para a sua saúde… Em 2004, um estudo concluiu que a Concord, uva de mesa da espécie lambrusca, reduz os níveis de marcadores inflamatórios no sangue devido à presença de revesratrol na casca que inibe as inflamações e até pode ajudar a combater o câncer. Vale lembrar que comer a uva (e não apenas bebê-la em vinhos e sucos) adiciona fibras e reduz excessos de açúcar.

uvas-980x650

04 – Cranberrie

Cranberries… Ainda se popularizando no Brasil, a baga vermelha desta frutinha inibe tumores cancerígenos e reduz o mal colesterol (LDL) por possuir antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, possuem taninos que, assim como nos vinhos, são um agente antibacteriano natural que combate infecções urinárias.

cranberrie-980x653

05 – Cacau

Ah, tão querido especialmente pelos brasileiros… Se chocolate já era bom, agora fica ainda melhor: ele também pode contribuir com a sua saúde! O cacau possui flavonoides – anti-inflamatórios que reduzem a coagulação do sangue e inflamações no corpo. E quando o friozinho está chegando, isso pode ficar ainda melhor: ao consumir um ou dois copos de chocolate quente por semana, reduzirá inflamações, especialmente se feito com leite desnatado.

cacau-980x686

06 – Peixes gordurosos

Quem é que não gosta de um bom salmão, não é mesmo? Sardinha e atum também entram no ranking de peixes gordurosos que contém óleos graxos na área ao redor do intestino. Especialistas afirmam que consumir de uma a duas porções por semana desses peixes ajuda a reduzir a inflamação.

salmao-980x653

07 – Boi-verde ou orgânico

Já ouviu falar nos bois-verdes ou orgânicos? São aqueles que comem apenas pasto e alimentos orgânicos no lugar da ração. As rações baseadas em milho e grãos possuem um alto teor de ômega 6 e substâncias relacionadas a inflamações. Já os chamados bois-verdes, possuem carne rica em ômega 3 e vitamina E.

boi-verde-980x644

08 – Chá

Os ingleses não devem sofrer nenhuma inflamação. Brincadeiras à parte, chás brancos e verdes são ricos em catequinas, compostos antioxidantes que reduzem a placa arterial. Além disso, a bebida ainda tem sido associada à redução de doenças cardíacas, diabetes e câncer.

cha-980x653

09 – Vinho Tinto

Ah, chegou a vez do nosso querido vinho! O que já é bom, pode ficar ainda melhor graças aos taninos e revesratrol que tanto falamos nas nossas matérias. O revesratrol possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas, além dos muitos benefícios para o coração, para o cérebro, para a visão e até para a memória! De acordo com o setor médico da Universidade do Arizona, isso acontece porque o vinho previne o sangue de coagular e reduz a inflamação dos vasos, ambos relacionados ao declínio de memória.

vinho-tinto-980x681

10 – Azeite extravirgem

Os azeites extravirgens não são refinados e possui uma substância que age com duas enzimas: COX-1 e COX-2, ambas relacionadas à inflamação. Em 2005, foi publicado na revista Nature, um estudo que afirma que essa substância possui efeito anti-inflamatório igual ao analgésico ibuprofeno.

azeite-980x653

:0)

Simplicidade é o segredo da vida feliz.
Curta e compartilhe. Viva uma Vida Simples.

www.vidasimples.blog.br
facebook.com/vidasimplesblog

Vida Simples Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *